16 outubro 2014

Bons Jogos vorazes e que a sorte esteja sempre ao seu favor !




   Este é um dos melhores livros que eu já li, muito bom com temáticas bem atuais e no final dá uma vontade de se revoltar contra práticas erradas, ok não tanto assim, mas te faz pensar em tudo que acontece hoje e ligar algumas coisas a  panem. 
    O livro tem um jeito inteligente de abord ar as temáticas mais banais como reality shows ou a imposição de regras erradas que muitas vezes somos obrigados a cumprir por conta das consequências. De uma maneira ou outra o livro mostra que nem tudo deve ser como é se for errado, que devemos lutar por nossos ideais e nunca deixar que a sociedade nos transforme.                                                             A história começa contando sobre Katniss e sua família ( Prim e sua mãe), e como seu pai morreu num acidente nas minas, de como começou sua grande amizade com Gale e  como conheceu Peeta. Tudo isso entre a história dos meses que se seguiram após a morte do pai e como ela aprendeu a sobreviver mesmo dentre as adversidade.  Essa é outra lição do livro não importa quão ruim seja o problema você sempre poderá achar um jeito de sobreviver.                                           Depois disso volta-se aos dias presentes, o dia da colheita que no distrito 12 significa dia de morte pois jamais em muito tempo um tributo do distrito 12, ganhou os jogos, lá isso significava cadáver. Dentro de seus pensamentos Katniss, conta como nenhum jamais ganhou e a grande entrada de Haymith  e sobre Effie, e fica assim perdida em pensamentos até que chamam o nome de Prim, anunciando ela como tributo feminino. Esse para mim é o grande diferencial do livro, nele você entende Katniss, sente seus sentimentos, já no  filme isso não acontece.
    Todo o processo para nagradar os patrocinadores é feito, sua entrada triunfal até virar a gora em chamas,  o conflito inicial com o Haymith e tudo mais é muito bem detalhado. Ela  em todo momento desconfia de Peeta, sua entrada na arena e como ela escapou da luta sangrenta no começo dos jogos e como sobreviveu durante toda a história, sua decepção de primeira com Peeta, mas depois a mudança, a morte de Rue ( que eu chorei) .  Tudo muito bem feito pela visão da própria, as lições para tirar dessa história são muitas mas cada um aprenderá mais ou menos com isso.