14 outubro 2014

O Doador de memórias

                                             

Assistir um filme é muito bom, mas assistir um filme com conteúdo e emoção é outro. Esse é o caso de o Doador de memórias, baseado em um livro que entrou já para minha grande lista de leitura. Esse
filme tem tudo para te deixar intrigado, do começo ao fim ele nos faz pensar "O que nos torna humanos?" e " o que realmente é a liberdade?" , entre outros questionamentos.                                  No começo do filme nos deparamos com uma coisa diferente a filmagem é em preto e branco. Isso no decorrer da história fará todo o sentido, numa sociedade onde as memórias são reprimidas e não há diferenciação, tudo parece perfeito e ao que parece no início o sistema funciona muito bem. Segundo os anciões  reprimir as memórias nos torna livres, mas será mesmo? Isso que vai sendo mostrado no filme.                                                   Durante o filme vemos a maneira como essa sociedade funciona, nesta aos 16 anos você é designado para uma função específica da comunidade. Jonas foi escolhido para ser o novo receptor de memórias de sua comunidade, essa função segundo os anciões requer muito preparo e cabeça, pois houve um problema com o último receptor.                                                  
Na sua jornada pelas memórias da humanidade ele descobre os sentimentos e coisas sobre o passado. Não lhe foi prometido uma tarefa fácil já que as coisas ruins do antigo mundo também lhe são mostrada. Guerras, caçadas entre outras coisas e algumas que acontecem dentro de sua comunidade.                                              Tudo que ele descobre torna-se parte dele, ele descobre o amor e também o compartilha com sua amiga, no decorrer do filme as cores vão surgindo, e toda a verdade sobre o que aconteceu para que seu mundo se tornasse essa falsa utopia, e uma verdadeira distopia.                                                                     Um ótimo filme para te causar reflexão e te deixar querendo mais, com um elenco muito bom e talentoso que torna tudo ainda melhor. Um dos melhores filmes com temas futuristas que abordam questões atuais que vi. Vale muito apena assistir!

      
    

Trailer :