06 janeiro 2015

Feminismo, He For She e direitos da mulher .

                                                 
                                         
   
    Feminismo, uma palavra que para muitos é totalmente incompreendida, muitos não sabem que esse
movimento começou em Nova York em 1848,  na convenção dos direitos da mulher, desde então as feminista tem lutado para que haja igualdade entre os gêneros. Feminismo é basicamente acreditar que na igualdade política, social e econômica entre homens e mulheres, é acreditar que a mulher é tem os mesmos direitos que os homens, e que não deve ser diminuídos pelo simples fato de ser do sexo feminino. 
    Feminismo é a ideia de que a mulher é tão ser humano quanto o homem e que deve ser tratada com devido respeito, ser feminista não significa querer ser mais do que o homem ou como muitos
aclamam querer dominar o mundo e minimizar os homens, até por que não é exatamente necessário ser do sexo feminino para ser feminista, precisa-se acreditar em igualdade de gêneros.
    Pode não parecer mais ainda assim há muito a se conquistar em defesa das mulheres, em muitos lugares do mundo a mulher não tem direitos, muitas não podem ir a escola, como foi o caso de Malala Yousafzai, que foi baleada na cabeça apenas por se recusar a perder seu direito de ir a escola, muitas mulheres são diariamente violadas por homens, nas ruas, nas festas e o incrível que a maioria delas não estava usando o tipo de roupa que chamamos inapropriadas, a maioria das mulheres ganham menos por fazer o mesmo serviço de um homem, entre outros problemas enfrentados por mulheres. 
    Chegando a nossa realidade vamos começar falando da objetificação das mulheres, é a coisa mais comum vista em filmes, novelas, séries, programas onde as mulheres aparecem semi-nuas, eles objetificam a mulher e tornam a um objeto de uso masculino, trazendo o machismo a tona, faz pouco tempo em que assisti um vídeo de uma mulher que acabou sendo assediada por muitos caras no mesmo dia, apesar de não usar roupas "chamativas",  eles só pararam o assédio quando ela disse que tinha namorado. Que
engraçado a ideia de que sendo ela mulher ela não precisa ser respeitada, mas se ela tiver namorado então é necessário ser respeitada, como se ela fosse propriedade de seu parceiro. é isto que as feministas lutam contra.
     Sobre o estupro podemos dizer que muitas vezes culpam a mulher pelo ocorrido, mas a verdade é que a vítima nunca tem culpa do ocorrido, ela não saiu a rua no intuito de ser estuprada, ela não pediu por isso, é fácil culpar a mulher, mas nunca se culpa o homem, que é o verdadeiro culpado pelo fato. O homem é o culpado por não se controlar, afinal ele pode ele não é como um lobo ou leão que não controla seus instintos, o ser humano tem a habilidade de controlá-los e cabe a eles o fazer.
     Ser mulher deve ser um motivo de orgulho para cada uma de nós e não algo a se envergonhar, durante toda a nossa vida nos dizem o que fazer, que não devemos querer ambicionar mais que os homens, nos ensinam que só seremos completas com o casamento e filhos, que devemos nos apresentar o melhor possível ou nenhum homem vai olhar nos olhar, não devia ser assim devíamos fazer o que quiséssemos de nossas vidas, se não quisermos ter filhos e casar, devíamos não ser julgadas por este fato, devíamos nos parecer melhor para nós mesmas e não para qualquer outra pessoas, nos dizem para ser perfeitas e aquelas princesas e não cometer erros enquanto isso é tolerável em homens, temos que ser nós mesmas e se quisermos usar roupas de maneira nada feminina continua sendo nossa escolha a ser respeitada.
       A é luta para que as mulheres tenham voz no mundo, para que ninguém tire nossa liberdade de expressão, para que não nos digam o que fazer, para ter o mesmo salário que os homens, para poder sair de casa sem o medo de ser violada, é ser respeitada como ser humano, por que é isso que somos, somos todos seres humanos.

 He For She 
  Uma iniciativa mundial para que os países e as pessoas ( neste caso os homens) abracem a causa do direito feminino, líderes do mundo todo estão entrando nesta causa e muitos homens ao redor do mundo, a celebridade que está nesta campanha é a Emma Watson, um dos lemas é " Se não for agora quando ? ", em seu discurso de lançamento da campanha Emma fala brilhantemente sobre o feminismo e a igualdade de gênero veja abaixo: 


Temos também o discurso de Malala Yousafzai :


         

Sobre Estupro :



Pessoas que apoiam o He For She e o feminismo: 
    





Ver imagem no Twitter



John Legend


Joseph Gordon-Levitt


Prince Harry


Emma Watson

Beyoncé


Taylor Swift

Ellen Page

Zooey Deschanel

Keira Knightley

Rashida Jones

Claire Danes

Gemma Arterton

Então seja você também uma feminista! Lute pelos seus direitos.