23 fevereiro 2015

A Esperança

               

   Este é o último livro da triologia Jogos Vorazes, neste livro Katniss entra no estilo mais brutal de arena: A guera, Após ser resgatada da arena por Plutarch, Haymitch e Finnick ela se encontra em um estado de pertubação mental por conta dos jogos e de tudo o que aconteceu com Peeta e o distrito doze, também precisa se recuperar dos machucados que a arena lhe deixou, fazendo a Katniss
equilibrada tornar-se um outra perturbada e amedrontada além de sem ação. Além de toda a problemática força que quer que ela seja o tordo e os distritos em peso rebelados. 
    Katniss agora se situa no distrito treze longe da capital e do alcance de Snow, sua família e Gale se encontram lá também todos a salvo, mas não Peeta, ele está na capital, ele está com eles. No começo do livro é notável que após estes jogos Katniss desmorona, não mais sendo contida e forte, agora vemos alguém frágil com pensamento longe que descreve o treze, nos conta algumas histórias sobre si mesma, sobre seu pai e sobre sua família por inteiro (incluindo aqueles que ela considera família) sobre o que aconteceu ao seu distrito, o que ocorre enquanto ela está lá, como eles tentam usá-la como tordo e tentam  convencê-la a ser a cara da revolução, conta sobre sua perspectiva das pessoas e de tudo a sua volta.
    O começo do livro mostra que o futuro rosta da revolução tem seus próprios demônios e que a cada momento tem de lutar contra eles, durante sua adaptação de quando sai do hospital pela primeira vez, recebe os primeiros impactos de estar no treze com a sua rotina diária e na maioria das vezes a ignora, como torna-se amiga de Finnick e sua relação com Gale, ao poucos a nova Katniss vai se adaptando ao lugar, as pessoas e a suas funções é quando decide por si, ser o tordo da revolução após ser levada ao doze e ver tudo o que tinha ocorrido ao seu povo, a raiva e a vontade de vingança e a esperança de ver Peeta novamente a fazem querer lutar.
 
 Quando pela primeira vez ela vê Peeta nas telas com Caesar ela se transtorna quando ao ver as pessoas o chamando de traidor, tudo que ela quer é acordar de um pesadelo real mas não pode. Acompanhamos ela em seu primeiro comercial, mas antes ela faz suas próprias exigências, uma delas com certeza é Peeta permanece vivo e livre de qualquer punição assim como os outros tributos que estão na capital, Prim fica com o gato, ela e Gale podem caçar na floresta, e ela mataria Snow. Sim uma de suas exigências era poder matar Snow por si mesma e esta seria a razão de mortes durante a real guerra.
    Quando o comercia começa a ser gravado eles descobrem que não podem simplesmente que não se pode controlar Katniss Everdeen e nem mandá-la fazer algo sumário pois nunca sairá real, será sempre algo artificial, durante muitas discussões resolve-se mandá-la para uma situação real onde  ela poderia soar real, mas nada de perigos afinal não se pode perder o Tordo, ela se dirige então ao distrito 8, para olhar os feridos dos confrontos entre a capital e os rebeldes, em um momento ela acha que não conseguiria fazer o que lhe era pedido mas ao final se sai muito bem. e solta a famosa frase   " Se nós queimarmos, você queimará conosco" , e outros Photoprops onde ela canta a canção da árvore forca( eu vou deixá-la no final da resenha).
   A história continua a surpreender pois Peeta continua com a capital até avisar sobre o bombardeio ao treze e Katniss perceber a realidade sobre Peeta e a capital, assim se recusando a ser o tordo e levando Coin a ter de resgatá-lo para que Katniss voltasse a desempenhar seu papel, mas ela se desilude com Peeta e acaba virando amiga da única pessoa que nunca se imaginaria, Johanna e elas duas decidem lutar querendo assim entrar no exercito e fazer tudo o possível para tomar o centro bélico da capital, mas apenas Katniss consegue passar, e é no distrito dois depois de um golpe na noz
como chamavam a maior montanha de panem centro bélico da capital que as coisas começam a mudar para Katniss e para os rebeldes, em um ato heroico ela acaba sendo atingida e levada de volta ao distrito treze o último local onde queria estar, acaba recuperada e agora vai direto para o começo de sua vingança contra Snow.
    A capital, sim o local onde Katniss tomaria suas atitudes mais inesperadas e ao mesmo tempo precisas onde a guerra é sentida e onde vidas são perdidas, ela é mandada com seu pelotão para o acampamento rebelde e lá espera por ordens para avançar, e quando recebe não hesita em fazê-lo apesar de ser apenas mais um comercial ela transforma em uma caçada pessoal ao presidente Snow, com sua equipe de filmagem Cressida e seus insetos, Boggs, gale e Peeta, sim o mesmo Peeta que uma vez tentou matá-la é mandado para seu esquadrão e assim que se lê o livro fica claro o porque, e o resto do esquadrão ela tenta alcançar Snow antes de Coin, vidas serão perdidas e lutas serão travadas, além disso mais um Jogo começará, o jogo mais cruel e mais desesperador A Guerra.
     O livro traz uma linguagem simples e um enredo de te fazer ficar horas perdido no livro com uma
história fluida e por vezes triste o problema e as percepções de Katniss novamente nos mostram os ocorridos, cada morte é sentida, apesar de algumas serem desnecessárias, o valor da vida é questionado, a vontade de vingança pode sobre por o valor da vida? Cada morte é mais um passo para o final de Snow e cada um dentro da guerra é uma peça que pode ser perdida. Quem vale mais ? Quem sobreviverá? No livro a todo momento somos levados a pensar sobre o assunto e como a guerra pode te transformar, em quase todos os momentos da última parte do livro sentimos tudo o que Katniss sente e visualizamos sua sede de vingança e sua sede de justiça e é por essa que se mata e morre.Justiça é tudo que Katniss quer e é tudo que ela terá, o livro surpreende a cada nova palavra e nos faz ler em velocidade relâmpago, você se envolve na história de um jeito tão grande que sente a crueldade do livro e a dor de cada um, se quer um livro piedoso este não é seu livro, a autora não utilizou de piedade nem de esforços, você vai sofrer com eles livro, os momentos são feitos para serem devorados e não desfrutados, pois é assim que é a guerra ela apenas devora sem desfrutar de nada. Tudo começa e termina aqui, você está pronto para isso ?



  A  Árvore-Forca

Você, você vem para a árvore?
Onde enforcaram um homem Que dizem que matou três
Coisas estranhas aconteceram aqui
 não mais estranho seria
Se nos encontrássemos à meia-noite na árvore-forca

Você, você vem para a árvore?
Onde o homem morto clamou para o seu amor fugir
Coisas estranhas aconteceram aqui
 não mais estranho seria
Se nos encontrássemos à meia-noite na árvore-forca

Você, você vem para a árvore?
Onde mandei você fugir para nós dois ficarmos livres.
Coisas estranhas aconteceram aqui
 não mais estranho seria
Se nos encontrássemos à meia-noite na árvore-forca

Você, você vem para a árvore?
Usar um colar de corda, e ficar ao meu lado 
Coisas estranhas aconteceram aqui
 não mais estranho seria
Se nos encontrássemos à meia-noite na árvore-forca