02 março 2015

Dicas de Organização #2



  Organização é algo fundamental para quem tem objetivos na vida,  posso perceber isso agora, a verdade é que a maioria das pessoas que tem alguma organização consegue realizar seus desejos e ser melhores naquilo que fazem. Organizar-se não precisa ser com uma rotina fixa e imutável, até porque isso é muito chato, a ideia é ter uma organização e saber o que é necessário fazer  no próximo dia ou naquela semana. É complicado não saber o que tem de fazer no outro dia e não se organizar isso acaba fazendo parecer que o dia fica pequeno e não dá para fazer metade das coisas, e se você não por tudo em um papel vai achar que tem coisas de mais para fazer, em fim uma pessoas desorganizada não consegue fazer seu dia render assim acaba não concretizando nenhum sonho/desejo. É por isso que hoje eu vou dar mais 5 dicas de como se organizar eu já dei algumas no último post e vou dar mais alguma que me ensinaram e descobri na tentativa de me organizar.

 Trace um plano e siga-o 

                 

 Sim, isso é muito importante pois você vai acabar tendo uma motivação para fazer o que é necessário, seja pesquisar sobre um intercâmbio, uma viagem dos sonhos, estudar para passar em um vestibular/ universidade, estudar apenas para não ir para uma recuperação, ou seja lá qual seja seu objetivo para o final do ano, ao traçar esse plano você vai se auto motivar para fazer o que seja necessário para chegar lá, o que ajuda muito a realizar-lo, ponha também as dificuldades e tudo que é necessário, não fique só eu preciso fazer isso mas não sabe como chegar lá.

Faça avaliações de como anda a sua rotina, seus projetos, tudo !



  É importante separar um tempo pelo menos a cada mês para ver como anda seus projetos e se você está cumprindo com a rotina ou com tudo que é necessário ser feito, não adianta muita coisas você utilizar um caderno de organização seguir as dicas e não avaliar se tudo isso está sendo feito de verdade ou se você está se enganando e pensando que está fazendo as coisas. Separe um tempo e veja se você conseguiu realizar tudo, se não, veja quais foram os erros escreva-os e tente não cometê-los de novo,  é importante saber onde está errando para não ocorrer novamente e atrasar seus projetos.

Estabeleça o que vem primeiro




 É muito importante saber o que vem primeiro, pois se você não souber o que vem primeiro vai acabar querendo fazer tudo de uma vez e vira uma bagunça, por exemplo você quer passar em uma faculdade e quer fazer uma viagem legal você está no terceiro ano, o que vem primeiro ? Neste caso seria estudar para os vestibulares e Enem e só ai depois deles você começaria a planejar essa viagem, ou então estabelecer uma duração para as duas atividades, e assim conseguir conciliar tudo, nada de tentar  fazer duas, três coisas ao mesmo tempo, nunca dá certo.

Separe um horário para organizar as coisas




 É importante saber separar um tempo para organizar tudo, um tempo para escrever o que tem de fazer no outro dia, as obrigações, etc. Não vale nada ter um caderno de organização e sair de casa sem saber tudo o que tem para fazer, assim a caixa de entrada fica vazia e não ajuda você em nada, separe um tempinho e veja todas as obrigações do próximo dia assim, tem como saber o que fazer e vai economizar tempo de pensar no que fazer.

Tenha tempo para você 




  Sem um tempo para você todas as outras dicas fracassarão, pois a cada momento você vai se sentir mais desmotivado se na sua rotina não tiver como encaixar aquela saída com as amigas, a leitura de seus livros favoritos, ficar um tempinho nas redes sociais ou coisas do gênero, e um tempo para um descanso para ficar sem pensar muito em nada que te preocupe. Se você fizer isso vai ficar mais fácil cumprir uma rotina, rotina que  vai deixando de ser chato ou obrigação para ser algo que no fim compensa mais e assim você acaba se habituando com ela.

   Então amores o que acham das dicas ? comentem aqui em baixo sobre o que vocês acharam e se vão fazer :)