05 novembro 2015

O que é ser mulher? Parte I

      http://static.tumblr.com/7f416e6e205e977bff2a7a30c1579d9c/xpzlsgi/J12mkv1kq/
     Venho pensando muito sobre o que significa ser mulher, a partir do momento em que essa questão me foi levantada, bem depois do tão falado Enem 2015, onde existia um texto  sobre A mulher não nascer mulher ela se tornar mulher, o que para mim faz um grande sentido já que o que ela quis dizer foi que a sociedade nos empurra guela a baixo o que é ser mulher, o modelo de mulher o nós pobres mortais tentamos sempre alcançar esse modelo de mulher.
Imagem de emma watson
          A mulher boazinha, a que vive linda de dia a noite e não tem um fio de cabelo no lugar errado, a que só sai parecendo que está na passarela e super maquiada, mas também a que sabe cozinhar tudo, e que sempre estar disposta a limpar a casa mesmo que esteja morta, a que vive para seus filhos e abandona a sua vida,  juntando tudo isso e um pouco mais dá o exato tipo de mulher que esperam de nós. Mas ai chegamos a encruzilhada da vida, ser a mulher que a sociedade quer e parar de estudar? Fazer uma faculdade mas não ter ambição? Pois isso que nos ensinam que se tivermos uma faculdade já está ótimo hora de trabalhar e pensar em ter filhos e casar para ser a mulher feliz e perfeita. O que achar disso? Será mesmo que a mulher feliz é a que tem filhos e um marido? Será que este é nosso último tipo de felicidade? Será que não podemos ser felizes chegando alto no nosso trabalho? Não seríamos felizes se apenas tirássemos um tempo para nós mesmas? Se viajássemos mais sozinhas para nos descobrir, se apenas fôssemos fazer aquilo que nós quiséssemos?

https://encrypted-tbn1.gstatic.com/
        Me pergunto se não teria mais tempo para ler meus amados livros se não tivesse que fazer coisas de menina, talvez, mas acontece que ir ao salão nunca foi algo que eu gosto, e acabei abandonando o fato, deixei de usar maquiagem para sair a rua, tenho economizado mais tempo dormindo nas manhãs, tenho lido mais, tenho escrito mais, tenho me amado mais, pois não tenho buscado a mulher social dentro de mim. Agora entendo o que Simone quis nos dizer, eu nasci fêmea como o menino nasceu macho, mas a sociedade desde pequena me impôs a ser mulher, a que anda linda, a vive se rebaixando, hoje eu continuo a ser mulher, mas a mulher que eu acho que tenho de ser. Aquela que não tem pressa de nada e vive a vida sonhando em um dia representar o seu país como diplomata. Eu sou bem diplomática desde sempre, e estarei fazendo advocacia, depois especialização em direito internacional e depois o curso de dois anos de diplomata, quero subir, ser grande, eu sempre pensei grande, nunca me rebaixei.

http://www.kimconstable.com/wp-content/uploads/2013/01/
        Mas já perceberam que quanto mais alto você vai, menos mulheres você pode perceber? Mais homens e menos mulheres, quantas presidentes existem no mundo? Quantas CEOs ? Quantas secretárias de estado? Quantas diplomatas? Quantas mulheres já foram secretárias gerais da ONU? Quantas mulheres são donas de grandes empresas? Quantas grandes cientistas, premiadas existem? Quantas astronautas? Quantas de nós pensamos em ir longe na vida? Em morar em outro ou outros países? Em ser dona de uma multinacional? Quantas de nós acreditamos em nossos potenciais?

https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/236x/97/7b/94/
      Poucas, eu sou uma delas, eu acredito que conseguirei, mas até lá tenho uma grande escada, muitas palavras desanimadoras e muitos, você devia estar pensando em outras coisas, mas o que queria dizer nessa primeira etapa de o que é ser mulher é Seja a melhor mulher que você conseguir e para isso não precisa estar no salão toda semana, nem depilar as pernas se você não quiser, se você quiser grande seja, se quiser ser apenas uma pessoa normal, então seja ainda a melhor pessoas normal que conseguir, poque o importante é ser aquilo que você quer ser e se tiver ambição, tenha o máximo que conseguir.