29 janeiro 2016

Low poo vale a pena?


   
Hoje decidi falar de uma técnica que estou usando e que tenho amado que é o low poo criada pela  dona de cachos linda Lorraine Massey, toda técnica está no livro Curly Girl dela e fala sobre isso e ensina ideias de como cuidar do seu cabelo e hoje vou dar um a perspectiva sobre o que é, se vale a pena começar, por onde começar, esse vai ser o primeiro de uma série. Se gostarem comentem, posso fazer mais sobre produtos e minha experiência que ainda é pouca tenho apenas dois meses e tudo descrito abaixo foi antes pesquisado para ter certeza ok ?

O que é?
 
   A técnica do low poo consiste em usar shampoos sem sulfato ou outros agentes de limpeza que são mais leves e não agridem o fio frágil de um cabelo cacheado, e pode ser usado por qualquer tipo de cabelo. O Betaína cocamidopropyl (Anfótero) e Sulfossuccinato de Sódio de Dioctilo, são as mais usadas nos shampoos para low poo por agredirem quase nada a fibra capilar, além disso a técnica pede que você deixe para trás óleos minerais, petrolatos, vaselinas e silicones insolúveis no caso do low poo os solúveis serão retirados com o shampoo low poo.

Porque? 

  O uso de sulfatos como já falados agridem o cabelo e retiram a proteção natural dos fios, os petrolatos, silicones insolúveis, vaselinas, óleos minerais mascaram a aparência do cabelo para que ele fique saudável e bonito, mas na verdade ele pode estar carente de substâncias e fraco. Além disso esses componentes impedem que o tratamento que seu cabelo precisa chegue na fibra capilar assim o cabelo não recebe nutrientes necessários para ficar saudável.

Pra quem é bom?
  

  

   A técnica é boa para todos os tipos de cabelo, nos lisos e oleosos ajuda a controlar essa oleosidade e o cabelo pode durar mais dias sem ficar muito cheio de óleo, nos cabelos ondulados pode ajudar a definir as ondas e cachos e controlar a oleosidade se esta existir, para cachos não vai retirar o pouco de hidratação e oleosidade que consegue chegar aos fios e agredir menos. E para todos vai hidratar de verdade e deixar o cabelo receber o que ele precisa sem barreiras, além de que o cabelo vai ficar como ele é de verdade.

Por onde começar?

   Primeiro para você começar é importante saber uma lista de coisas proibidas nessa técnica/estilo de vida, depois para começar é importante que você compre produtos liberados, se quiser posso fazer um post sobre produtos liberados em conta, e ai a primeira lavagem é necessário que você  use o shampoo com sulfato para retirar tudo que não pode estar no seu cabelo no começo da técnica e depois utilize as máscaras, condicionadores, cremes de pentear e leave in liberados e depois disso continuará a fazer isso trocando apenas o shampoo com sulfato da primeira vez por um com agentes limpantes leves.
    Essas tabelas são bem explicativas, mas gerais, sugiro que faça uma pesquisa detalhada para saber mais e fique atenta ao meu blog, vou falar mais sobre o assunto, mas essas tabelas já ajudam muito!
Peguei no blog cacheia que amo e sigo, eles tem ótimas matérias sobre as técnicas.



Vale a pena?

   Sim, vale muito a pena, meu cabelo quando comecei era sem vida, sem movimento, pesado e sem brilho e também estava meio judiado apesar de hidratar sempre, na primeira lavagem meu cabelo ficou bastante ressecado e feio e sim gente isso é comum já que agora ele está praticamente vazio, sem os nutrientes e também sem as substâncias que mascaravam o cabelo, eu ainda não terminei a transição, sim existe uma transição, quando você começa você tem que hidratar muito o seu cabelo para poder ele voltar a ter os nutrientes que foi perdido e com isso voltar a ficar saudável de verdade. O cabelo vai ficar estranho nas primeiras semanas e pode cair um pouco, já que ele pode sentir falta das substâncias e também está fraco pois tem poucos nutrientes, isso muda com o tempo, os tratamentos e hidratações. 
   Pra cabelos lisos a transição pode durar um mês ou um pouquinho mais, depois disso seu cabelo já pode ter recuperado tudo que perdeu, nos ondulados pode demorar um pouco mais, mas ai depende do tipo de cabelo se ele é fácil ou não de pegar a hidratação, já nos cacheados e crespos demora bastante, tenho dois meses com ele e ainda não terminei a transição, apesar de usar muito óleo e hidratação nele ainda não está no cem por cento, pois o fio na forma do nosso demora mais de conseguir tudo que precisa, mas com um mês ele já começa a ficar lindo, hidratado e quase não cai mais, cai o pouco que todo cabelo saudável cai afinal é normal e um ciclo do seu cabelo cair um pouco para renovar os fios. Até agora ele tem melhorado muito o meu cabelo e tem me ajudado a ver como o meu cabelo pode ser de verdade. 

Quem usa o low poo e no poo só tem coisas boas para contar da técnica!

Antes:


Depois de um mês e pouco de técnica:


Dá para ver uma diferença, está mais bonito saudável, brilhoso e solto, os cachos também estão mais bem feitos e tem mais volume no cabelo !